segunda-feira, 2 de julho de 2012

A realidade dos atores se fazendo presente na concepção do espetáculo


TEORIA, SENTIDO, REALIDADE DE CADA UM
Nós nos encontramos agora mais cedo para trabalhar e o nosso encontro foi menos de exercícios físicos e mais de leituras. A parte teórica se faz indispensável porque nos favorece na apropriação do material e também na construção de um "sentido" mais consistente para o performer. Pois é, apesar da descontração de hoje o grau de relevância do encontro foi alto, tendo em vista as anotações feitas para a construção de cenas. O mais bacana é isto: o conteúdo para as cenas está partindo de histórias reais nossas, o que vem deixando mais verdadeiro e mais dotado de sentido tudo o que estamos fazendo.

PERSONAGENS
Conversamos sobre algumas situações engraçadas que cada um já vivenciou por fazer teatro, até que chegamos no momento de falar sobre os nossos personagens: uma manga, um pires, um servo de faraó e uma estrela. Essas foram algumas figuras que ficaram marcadas em nosso imaginário hoje.

PARA CRIAÇÃO DE CENA - Meu nome nos créditos
Foi pensado para a concepção de uma cena o fato de eu ter me sentido emocionado, certa vez, quando vi meu nome nos créditos do primeiro curta metragem que protagonizei. A orientadora anotou isso e  afirmou que faremos uma cena partindo dessa ideia. "Vamos pensar em como fazer o Lumilan reviver esse momento que ele viu o nome dele lá".

IMAGENS e EXERCÍCIO
Através de livros que tratam sobre performance, Xanda nos orientou no sentido de que selecionássemos - cada um no livro que tivesse em mãos- imagens que nos interessassem e que fizessem alguma relação (por mais sutil) com "A Gaivota", do Tchekhov. Depois conversamos sobre todas as imagens e a partir disso surgiram ideias para construção de outras novas cenas.


Teremos um dia para planejar o que apresentar no próximo encontro:
Requisito - a partir de uma ou mais imagens do livro que trouxe para casa, terei que montar uma cena.

A Gaivota e A Lua (foto retirada da internet)


Post: Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário