Companhia


A Companhia Olhar do Outro consolida-se na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a partir de 2011, assumindo um carácter performático e de experimentalismo. Hoje conta com os atores Ana Laura Paiva, Juliano Bohn Gass, Lumilan Noda e Tatiana Duarte no elenco, todos os quatro graduandos em Teatro (UFPEL) e recebendo a direção de Alexandra Gonçalves Dias (Professora do Curso de Dança da UFPEL). O grupo, em sua essência, caracteriza-se por pesquisar as possíveis abordagens multidisciplinares entre cena, cidade, vídeoprojeção e performance. 

Em 2012 o projeto foi aprovado no PROCULTURA de Pelotas, o que viabilizou a produção e estreia do espetáculo teatral Olhar do Outro, realizando 6 apresentações abertas ao público que, não por acaso, ocorreram em frente a um edifício teatral esquecido pelas autoridades locais. 

Em 2013 o espetáculo foi selecionado para participar do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, juntamente com companhias vindas da França e Espanha e também dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Minas gerais e Rio Grande do Sul. 

Em "Olhar do Outro" apresentam-se dissolvidas as fronteiras entre as linguagens do teatro, da performance, do vídeo e das artes visuais. O espetáculo, com duração de 60 minutos, tem como propulsor o texto "A Gaivota" de Anton Tchekhov. Neste trajeto, em que se concebeu o trabalho cênico, navegamos nas profundezas de Nina e Trepliov - figuras foco desta composição - o que nos conduziu a uma inevitável reflexão sobre a condição do artista. Ao expormos nossas próprias questões, nós, atores envolvidos neste trabalho, nos permitimos uma aproximação mais íntima com o texto refletida aqui nas palavras de Tatiana: 

"O lago da Nina é o meu palco e me vejo ali em risco, percebendo outra Nina, a 'minha', que estava escondida e não falava. De repente as coisas se apresentaram de outra forma, o personagem do meu duplo, o berro que se expande para fora." 

Imagem do espetáculo
Vibrante a atual, a dramaturgia de Tchekhov nos fez retornar aos princípios do processo de trabalho do ator fazendo com que as improvisações gerassem uma composição cênica que abarcasse os desejos, angústias e imagens de sonhos, trazidos pelo grupo. 

A partir disso, o caráter de intervenção na cidade, proposto no início da pesquisa, deu lugar a composição de um espetáculo na rua que, não por acaso, estreou em frente a um teatro abandonado. 

A questão interdisciplinar permanece presente, pois através dela foi possível orquestrar as camadas que tecem esta dramaturgia. Entretanto não se trata da busca por formas novas, mas, como nos ensina Trepliov, trata-se de deixar fluir livremente as intensidades que o próprio processo assim nos apresenta.

Pesquisa
Início de pesquisa: com Tatiana Duarte, Tai Fernandes, Ana Laura Paiva e Lumilan Noda

Considerando que “a pesquisa teatral precisa ser constantemente testada na performance, e (...) a performance precisa ser incessantemente revitalizada pela pesquisa, com o tempo e as condições que esta requer”(OIDA, 1990), o presente projeto propõe uma pesquisa de criação e realização prática associada à reflexão teórica. O projeto “Olhar do Outro ” tem tanto um caráter artístico quanto formativo, com intuito principal  de explorar procedimentos interdisciplinares na criação da cena.

Sinopse do espetáculo
Envolvidos pela atmosfera sensível e simbólica de “A Gaivota”, os atores passam a revelar suas identificações com os personagens do livro de Tchekhov. Ao exporem suas próprias questões, permitem-se uma aproximação mais íntima com o texto, evidenciando transições entre atores e personagens. Além de a dramaturgia trazer para as cenas questões inerentes à atividade do artista e conduzir o público à reflexão do que é ser ou querer tornar-se ator, ela ainda apresenta uma relação poética entre as frustrações dos personagens de “A Gaivota” com as sutilezas emocionais que fazem parte da realidade e do cotidiano dos quatro atores envolvidos. Em “Olhar do Outro”, simbolicamente sonhos se apresentam através de projeções que revelam o sensível do artista..

Ficha Técnica
Direção: Alexandra Dias
Atores: Ana Laura Barros Paiva, Lumilan Noda, Juliano Bohn Gass e Tatiana Duarte
Dramaturgia: O grupo a partir de “A Gaivota” de Anton Tchekhov, de Rubens Figueiredo e de “Os Filhos de Kennedy” de Robert Patrick.
Concepção e operação de luz: Tatiana Sato
Cenário: Alexandra Dias
Figurino: O grupo e Larissa Martins
Costureira: Larissa Martins
Trilha sonora original e Vídeos: Thiago Rodeghiero


Elenco Olhar do Outro: Lumilan Noda, Ana Laura Paiva, Juliano Gass e Tatiana Duarte



Alexandra Dias 

Sou artista da performance, bailarina e professora. Realizei meu Mestrado em Artes Cênicas na UFRGS e sou professora do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel. Desenvolvo trabalhos por meio de performances solo e também com o grupo PROJETO MAX. Fui estudante e posteriormente professora na International Peoples’s College na Dinamarca. Interesso-me pelo estudo do corpo, performance, questões de interdisciplinaridade e processos de criação.




Ana Laura Barros Paiva 

Sou professora de séries iniciais, atriz e pesquisadora. Fiz 13 anos de dança e em 2005 comecei a fazer teatro. Em 2009, ingressei na UFPel no curso de Teatro - Licenciatura. O projeto Boca de Cena vem me ajudando a explorar a linguagem teatral de várias formas, além de ser um laboratório de construção, proporcionado aos pesquisadores aprender, ver e atuar tecnologicamente como forma de trabalho.





Juliano Bohn Gass 

Ingressei no curso de Teatro Licenciatura da Ufpel em 2010, e no Projeto Boca de Cena em 2012. Sempre me interessei pelo Teatro, que pratico desde os 14 anos de idade aproximadamente, e a Dança de Rua, que comecei a praticar em 2009 em Pelotas. No Boca de Cena estou colaborando e aprendendo as diversas possibilidades de conexão entre o universo audiovisual e o teatro/dança.







Lumilan Noda 

É ator, professor de teatro e pesquisador. Formado em Teatro-Licenciatura UFPEL (2013), é integrante do projeto Olhar do Outro desde 2010 e artista educador no Circo da Cultura. Possui pesquisa com ênfase em Mimo
Corporal Dramático, presença cênica e interconexões entre linguagens das artes.






Tatiana Duarte

Performer- Atriz- Diretora, possui graduação em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2014), graduação em andamento de Música - Canto pela Universidade Federal de Pelotas (2016). É integrante da cia Olhar do Outro, desde 2010, como atriz, diretora e produtora. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em Performance, atuação e direção, atuando principalmente nos seguintes temas: autobiografia, vídeo-arte, performance.




Tatiana Sato 
Sou aluna do curso Cinema e Audiovisual da UFPel. Desde meu ingresso na universidade, em 2010, tenho atuado em várias áreas da produção audiovisual, como direção, animação e tenho um carinho muito especial por produção e edição. Ao entrar para o Boca de Cena, comecei a interagir com linguagens que não tinha familiaridade, ampliando meus conhecimentos e perspectivas.






Thiago Rodeghiero

Formado em Design Gráfico pela UFPel no ano de 2007, vem trabalhando em produtoras de vídeo há mais de 5 anos, focando meu trabalho em motion graphics, edição de vídeo, manipulação digital, fotografia e design gráfico. Desde 2010 sou técnico em edição de imagens da UFPel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário