terça-feira, 31 de julho de 2012

E como eu tenho percebido o Trepliov até agora?

Um esboço de um texto que está surgindo...

___ Falando em Arkádina

TREPLIOV é o nome do escritor que protagoniza a peça pela qual a gente vem se inspirando pra construir este trabalho. O nome da peça é "A Gaivota" e ela conta o fracasso de uma peça que o Trepliov escreve.

Arkádina, a mãe do Trepliov, é uma atriz famosíssima. Ela mesma critica a criação artística do filho e, pior ainda,  não aceita que deva haver espaço para ele no teatro:

No entanto, em vez de escolher uma peça comum, ele nos obrigou a escutar esse disparate decadentista. Pois estou disposta a ouvir uma brincadeira, e até um disparate, mas não essas pretensões a formas novas, o que há aqui é apenas má índole. (Arkádina, pg 23-4)


Acontece que o Trepliov acredita que é necessário haver formas novas dentro do teatro, porque ele se sente cansado de ver sempre as mesmas coisas, com o mesmo tipo de interpretação e com o mesmo tipo... e do mesmo jeito... e da mesma forma... e com a mesma entonação... e com as mesmas jogadas de cena... e com os mesmos... né, Arkadina?

___ Falando em Nina

- É difícil, Trepliov, representar a peça que você escreveu. Não tem personagens vivos.


Só que essa última frase não é da Arkádina, é da Nina, por quem ele é, desde que se sabe, enormemente apaixonado. Ela inclusive é quem atua na peça que ele escreveu, e só... ela!

A relação dele com Nina é tão importante que tudo nos leva a crer que na peça que ele escreveu está projetado o amor que ele sente por ela, talvez nenhuma das pessoas que assistiu entendeu isso... talvez nem Ninca tenha se dado conta disso, talvez NEM ELE tenha consciência de que o que ele sente, com relação a Nina.

Na peça, Nina, sem saber, é a representação viva do sentimentos do Trepliov, é isso! A peça se tornou realmente um fracasso para os olhos de quem não sente e não sabe o que sente trepliov quando se aproxima da Nina.

(Texto da peça) Continua...

Post: Lumilan Noda


Nenhum comentário:

Postar um comentário