terça-feira, 24 de julho de 2012

Memorizando Texto do Personagem Trepliov

Esta é uma gravação que fiz agora há pouco do texto que ainda estou memorizando para um dos monólogos do Olhar do Outro. Ao mesmo tempo em que repassava o texto verbalmente, tentei expressar nas falas algumas intenções. No vídeo que vocês assistirão há uma das falas do personagem Trepliov (A Gaivota) em diálogo com seu tio, o Sórin.

Intenções e organicidade
Quando mais eu vou repetindo o texto, mais vão vindo a tona algumas intenções nas falas. Eu percebo que geralmente o texto soa mais orgânico (verdadeiro) quando essas as intenções não são pensadas e sim, ditas enquanto eu estou pensando no subtexto. Por isso, tenho pensado que o "subtexto" (sistematizado por Stanislavski) pode ser o caminho para uma intenção verdadeira nas falas.

Acho que o "Subtexto" é o que costura inclusive uma frase na outra, pode ser uma liga entre um pensamento e o outro. Faz falar não apenas com palavras, mas com olhares, movimentos sutis e respiros. De fato, ele tem sido importante.



Post: Lumilan Noda

2 comentários:

  1. Obrigado Tati! fico feliz que tenhas gostado.

    Eu tava até pensando comigo mais cedo: "se ninguém comentou, certamente não gostaram". Mas... que importa, sabe? de uns tempos pra cá - aliás, do nosso trabalho pra cá - eu tenho perdido o medo de fracassar no teatro e seja lá aonde for. Que venha o fracasso se tiver que vir porque ele será bem vindo aqui!!! hehe

    Não fosse a aceitação de fracassar que eu adquiri através desse nosso trabalho, eu nem teria postado esse vídeo experimental. Porque sempre me cobrei muito. Acho que essa experiência tem me feito amadurecer.

    Beijos

    Lumi

    ResponderExcluir