segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fluência, cadência e inspiração: subimos mais alguns degraus hoje...

"Escada em espiral" retirada da internet
Literal e metaforicamente. Hoje, segunda-feira, subimos mais alguns degraus dessa complexa escalada que tem sido o Olhar do Outro: utilizamos escadas para explorar movimentos já coreografados e outros novos que foram surgindo no processo criativo da noite. Também meu corpo reagiu com emoção, devido a algumas memórias que acionei e que condiziam com o texto que a Xanda estava lendo (o Pósfácio de "A Gaivota" num trecho que falava em frustração). 

Em seguida, eu com o violão lembrei de quando alguém, no texto de Tchekhov comenta mais ou menos assim: "Trepliov está tocando piano, sinal que está triste". Inevitavelmente, a atmosfera instaurada fez a (não) combinação dos acordes soar melancólica. 

O ato de me permitir influenciar pela movimentação das gurias e pelo texto que a orientadora lia em voz alta fez com que eu acelerasse ou desacelerasse a tocada do instrumento, variasse as forças e tipos das batidas e encontrasse os acordes menos racionalizada e mais intuitivamente. 

Outro momento ápice para mim foi quando, espontaneamente, eu, Tai, Ana e Tati trocamos alguns textos e olhares - foi quando nos senti mais sinceros - durante a improvisação sobre as escadas. O texto: "quando eu for um ator de verdade, vem me assistir?". Isto está fazendo com que o texto ganhe mais sentido. 

Um comentário: