sábado, 11 de agosto de 2012

"Eu Sou o Trepliov" - PARTE 2 - NINA: mais Sonho que Realidade?


As coisas foram se tornando mais difíceis para o Trepliov quando ele percebeu que, aos poucos, a Nina começou a se afastar dele e, além de reprovar a sua inspiração, passou a se interessar mais pelos textos que o Trigorin escrevia. Aos poucos, a Nina foi desgostando do Trepliov para ir se aproximando de Trigorin. Agora, ele já percebia que ela se sentia constrangida na presença dele. 

A Nina nunca aprovou a inspiração do Trepliov, antes mesmo dele estreiar a peça, quando, minutos antes, ela concluiu e disse pra ele que "aquele texto era difícil de representar" e que "não possuía personagens vivos".  Bom, o Trepliov acreditava que "não se devia representar a vida  do jeito que ela é, mas sim como se apresenta nos sonhos". Talvez porque os nossos sonhos representem as nossas vivências, só que dentro de um universo cheio de símbolos... Eu não sei se o Trepliov pensava isso, mas eu acho que foi por esse caminho que ele acreditou que o teatro deveria andar e por assim acreditar foi que outras pessoas, a mãe dele e inclusive a Nina desacreditaram dele. 

Os "sonhos" ganham um peso tão forte nessa peça que, para mim, chega a ficar subentendido que, aquilo o que ele escreveu, nada mais seja do que algo com o que ele já sonhou mesmo. O próprio texto da Nina: "Homens, leões, águias e perdizes....", ela dizendo que tudo está morto e que todas as vidas estão nela... Então, se dentro do sonho do Trepliov a Nina não era apenas um amor - e sim todas essas vidas...  e inclusive a alma do mundo, bem como ela diz.... Logo, se ela realmente simbolizou a força da vida pra ele... Para o Trepliov perder a Nina seria o mesmo que perder a vida.

O Trepliov escrevia não só as peças de teatro com símbolos, mas a vida dele também era escrita assim.

Um comentário:

  1. Xanda,

    A ideia que eu tenho é de dar a entender que ele comete suicídio, sem precisar dizer isso com palavras, retomando a imagem dos "braços" ali no final...

    ResponderExcluir