segunda-feira, 4 de junho de 2012

Surgindo Inspirações Fortes para o Olhar do Outro

Agora são 04:33 da manhã e fazem quatro ou mais horas que estou pesquisando, sem parar, sobre "A Gaivota". Esta vem sendo a dramaturgia propulsora na pesquisa e criação de nosso trabalho "Olhar do Outro - Intervenções Cênicas Na Cidade". Lendo agora, percebi pontos de identificação fortes meus - enquanto ator - com certos sentimentos dos personagens de Anton Tchekhov. Como consequência disso, algumas inspirações me vêm surgindo de leve para as intervenções.

Enfatizando Um Trecho:

Me interesso pelo momento em que, no texto, a atriz Nina expressa a seguinte fala (ao escritor Trepliov):

"E, agora, Kostia, já sei e compreendo que - em nosso trabalho -
 tanto faz se atuamos no palco ou escrevemos, 
o importante  não é a glória, nem o brilho ou a realização dos sonhos, 
e sim saber sofrer. 
Saber carregar a cruz e ter fé! 
Eu tenho fé e não sinto tanta dor e, 
quando penso em minha profissão, 
já não temo a vida."

Ler esse fragmento me faz pensar que:

"Saber sofrer", nesse sentido, implica aprender a conviver - na minha opinião - com a própria solidão. Não raro acontece de nesse universo, o ator ficar distante da família e dos amigos às vezes por prolongado período. Isso pode vir a se tornar rotina devido aos ensaios e apresentações em outras cidades. Potencializando esse exemplo, é válido lembrar que há cias teatrais as quais permanecem longas temporadas em vários países.


É possível, ainda, lincar o trecho "o importante não é a glória, nem o brilho ou a realização dos sonhos" com este vídeo muito interessante em que a atriz Fernanda Montenegro responde a seguinte questão "O que você diria para um ator que está começando?"



Post: Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário