segunda-feira, 25 de junho de 2012

Percepções (outras) do Encontro de Sábado


No último sábado, nós procuramos retomar todos os exercícios que já tínhamos feito até então. Isso incluiu desde aquecimentos até as figuras corporais que criamos. Tem sido comum, nos encontros, a gente repetir algumas ações pré-estabelecidas. O que tenho percebido de diferente nisso é o fato de que, quando vou retomar minha ação principal, tenho a vontade de modificá-la a cada passada, mesmo que bem sutilmente. É como que uma necessidade de não repetir, de ser uma "novidade" para eu mesmo a cada vez que executo.


Outras Anotações:

A) "Sobre permitir o vazio: É importante permitir que o "vazio" aconteça nos momentos de improvisação e criação. Aqueles segundos de pausa - que aparentam ser uma espécie de esgotamento criativo - são, na verdade, um dos momentos mais importantes, de onde poderão emanar novas ideias criativas. O importante durante os exercícios de criação e improvisação é se permitir parar, aceitar se não vier nada, e recomeçar."


B) "Retomada das imagens: eu, em pé, no banco, caminhando o percurso da ação e executando o movimento com o texto "Agora eu sou um ator de verdade". Isso acontece após os quatro atores/atrizes acabarem de se arrumar. Como que expressa a "prontidão" do ator."


C) "Retomar a sombra corporal com a projeção de vídeo em que subo no banco e ergo o braço até alcançar os pés da Gaivota. O corpo é projetado à frente (força: quadril). Técnica: O braço sobe exercendo o trabalho de movimento contrário, trabalhando a ideia de "o maior esforço, para o menor movimento" como sugere o teórico de teatro físico Étienne Decroux".



Post: Lume Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário