sexta-feira, 8 de junho de 2012

Segundo dia de Descobertas com o Corpo


Neste encontro de sexta-feira, iniciei as atividades pelo turno da manhã (9h), na sala do tablado. A orientadora do Olhar do Outro, Alexandra Dias, propôs alguns aquecimentos diferentes: inicialmente o chão deveria ser friccionando fortemente pelos meus pés e pelos dos colegas durante o deslocamento que fizéssemos pelo espaço. O propósito era que, durante este processo, além de esquentar o corpo, a energia desse aquecimento contagiasse o tablado também. Outro exercício interessante foi buscar as conexões Cabeça-cauda, Orelha- ..., Calcanhares-ísquios e Joelhos-cotovelos durante os deslocamentos. Feito isso, passamos para a atividade de exibir-nos, uns para os outros, através de uma dança descontraída, um brincava de superar o outro na disputa.

Vídeo em Projeção (Um Momento de Provocações Propositais aos Atores) - Recebi (juntamente com Ana Laura, Tai e Tatiana) a simples tarefa de sentar cara a cara com a projeção que estava na parede da sala. O vídeo apresentado era o mesmo de ontem, em que a  atriz consagrada, Fernanda Montenegro, dá uma dica para todos os atores que estão começando: "Desista", diz a atriz. "Vá fazer qualquer outra coisa, menos teatro". Segundo ela é o distanciamento do ator com relação ao teatro, que irá dizer se ele é ou não "do ramo". "Artista qualquer um pode ser. Agora ator não é qualquer um", fala ela no vídeo.

Questionamentos pessoais - Me questionei ontem: "O que é ser ATOR e ARTISTA, afinal, na visão da Fernanda Montenegro?", "Por que não é qualquer um que pode ser ator?", "Quem, afinal, pode ser ator de verdade e por quê?" e, no exercício proposto hoje, deveria expressar minha indignação com relação à colocação da atriz, de forma totalmente livre e informal. 

Atriz Fernanda Montenegro (Imagem retirada da internet)
Indagações à Fernanda X Chegada da Fernanda na Sala - Percebi no corpo uma certa trava (dificuldade) em extravasar os xingamentos que deveria direcionar à imagem dela no exercício. Em certo momento, o corpo até parou de se impôr, e, imediatamente, adquiri uma postura mais retraída, que aceitava como verdade a fala da Montenegro no vídeo. Quanto a essa aparente dificuldade, foi comentado sobre a importância do ator conhecer e transitar por todos os processos e estados emocionais do corpo (artesanato do ator).

O conflito nesse exercício foi quando supostamente a atriz entrou dentro de nossa sala de trabalho, deparando-se com toda aquela falação contestando a sua fala. Uma atmosfera de omissão foi automaticamente instaurada, e inclusive o termo "cinismo" foi empregado posteriormente para se referir à tal atmosfera.

Outros Exercícios Importantes (entrega do Oscar):
Premiação do Oscar (Foto retirada da internet)
Jogamos com a imaginação de estar recebendo o OSCAR de melhor ator do mundo e, no momento do recebimento, realizar um discurso. Os momentos mais interessantes apontados em mim no discurso foi a parte em que observaram o real vindo a tona: foi no momento em que compartilhei a felicidade que tive em olhar pela primeira vez o filme e poder ver o meu nome nos créditos. O mais bacana desse exercício é que o material mais rico surgia quando aparecia o "nada", isto é, quando acabavam-se todos os argumentos do discurso de recebimento do Oscar. Alguns aspectos clownescos observados nas colegas de trabalho, durante tal momento, foram muito interessantes.

Observações gerais do encontro:
-Conversamos sobre hipóteses tenham nos trazido a gostar de teatro

Conclusões pessoais:
- Observação/orientação exercício de aquecimento: Existe a necessidade de equilibrar energia durante os exercícios, isto é, não gastá-la de uma só vez. Mais importante para o ator é manter constantemente a movimentação do corpo desacelerada, do que mantê-la sempre acelerada e parar o corpo (por cansaço) durante o processo.
- A integridade do ator é algo a ser trabalhado diariamente. Com esse processo vem a tona verdades e símbolos fortes antes enraizados no inconsciente ou subconsciente. O trabalho do ator permite com que ele tome conhecimento de si próprio.

Tarefas para realizar até o encontro de amanhã (sábado):
- Ver o filme "Foi apenas um sonho", percebendo e refletindo sobre a atuação dos atores.


Post: Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário