sexta-feira, 8 de junho de 2012

Experimentos e Expressionismo no ensaio

Ontem, dia 07 de junho, no tablado do curso de teatro, realizamos nosso primeiro ensaio. Depois de muitas pesquisas teóricas acerca da nossa montagem.
Aquecemos o corpo usando o método Pilates, logo após colocamos uma frase que foi: "Eu sou uma atriz" ou "Eu sou um ator". Jogamos com esse texto de diversas formas e entonações, o sentido do experimento era mais de brincar com a frase, depois nós vimos um vídeo de Fernanda Montenegro onde ela aconselha ao ator a "desistir" do teatro, isto foi uma reflexão para os que estão entrando para o teatro, a atriz comenta que para fazer essa arte temos que nos distanciar dela, mas se não conseguimos ficar sem fazê-la então retorne.


Em outro exercício realizamos várias partituras para escolher uma, e nesta utilizamos uma espécie de "corredor de ser atriz ou ator" onde foi muito forte as minhas composições e as dos colegas que também apresentaram os seus movimentos.

Para finalizar, conversamos sobre o que tínhamos feito, e as relações com o texto "A Gaivota", a coordenadora do projeto comentou que eu levava à cena um movimento Expressionista, e tinha que trabalhar mais esta minha partitura. Me deu algumas tarefas para o encontro, que foram: Fazer um desenho de quando era criança; Repetir um movimento das mãos que representam o mundo e desconstruí-lo (investir na construção dos movimentos das mãos deste mundo que eu carregaria, que foi diagnosticado em minha partitura); E responder algumas perguntas;

As perguntas da tarefa foram:

O que eu quero com o teatro?
Quero ter medo, rir, chorar e ser mutável.

O que eu quero do teatro?
Uma entrega total mesma que seja uma merda.

Qual foi a vez em cena que se sentiu mais exposta?
Em uma improvisação tive que ir a um cafe e sem combinar nada com os colegas realizamos um ritual, até então tudo bem, mas tinha um conhecido que filmou, quando vi percebi o quanto estava exposta.




Post por Tatiana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário