segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O espetáculo "Palco de Feiras!" e sua característica musical

Foto: Itibage Mirapalhete
No último sábado, a Cia Olhar do Outro interveio cenicamente no "Mercado das Pulgas", uma feira livre de antiguidades que acontece todos os finais de semana nos arredores do Mercado Público Central de Pelotas. Eu, Lumilan Noda e a Tatiana Duarte, por sugestão da nossa diretora, fomos para lá viver uma das ações que estará presente no Palco de Feiras!: oferecer serenatas.

A introdução das serenatas na dramaturgia da peça, partiu do nosso olhar e sentimento acerca das pessoas que participam da Feira Livre do Porto, tanto feirantes quanto compradores, que são também figuras importantes dessa pesquisa. Nos veio a vontade de resgatar vivências de uma época anterior, e, pra isso, tocar e oferecer serenatas veio como uma bela possibilidade para trocar direta e poeticamente com essas pessoas da feira.

Mais um olhar fotográfico de Itibage Mirapalhete
O processo de musicalização desse trabalho está sendo desenvolvido juntamente com o músico e amigo Luan Borba, graduando em Música - Licenciatura pela UFPel. Luan tem trabalhado conosco referências que nos tem contribuído na relação entre corpo e música. Jacques Dalcroze e Instituto Brincante são algumas referências trazidas por ele durante os nossos encontros musicais, que tem sido um dia por semana.

Temos percebido que, para nós, não músicos, as intenções e fé cênica com os instrumentos tem sido em parte até mais prioritários que a afinação musical em si. O olhar tanto da diretora Alexandra quanto de Luan, apontaram para o fato de que enquanto havia preocupação em acertar a nota ou acordes do instrumento durante uma cena, a presença cênica se esvaziava. Porém, a mesma presença era recuperada quando o instrumento deixava de se tornar um problema a ser "acertado" para servir como efeito que potencializa a expressão do ator, mesmo que para isso errasse alguns acordes.

Luan Borba, Lumilan Noda e Tatiana Duarte (Foto: Thiago Rodeghiero)
por Lumilan Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário