sexta-feira, 18 de maio de 2012

Treinamento do ator


Procurando informações sobre treinamento do ator cheguei nesta revista virtual, a www.espacoacademico.com.br. Achei super importante para o nosso processo de trabalho ler esse artigo, nele veremos pontos importantes sobre o treino e como o mesmo  foi ao longo dos anos se transformando. Com tudo, cada ator irá descobrir seu próprio treinamento, que se adapte com o seu corpo. Compartilhei essa leitura porque tive inquietações sobre o assunto, fomentando a pesquisas em nosso processo de criação na cena.











Treinamento: uma caminhada à construção do espetáculo teatral


Ao longo da história do teatro, especificamente entre os séculos XIX e XX, a idéia de treinamento foi incorporada a grupos de teatro, como uma possibilidade de formação do ator. O treinamento passou então a ser visto como um instrumento para que os atores pudessem pôr à prova as dúvidas sobre o seu trabalho  e o acontecimento teatral em si. Questões estas que estão sempre intimamente ligadas às condições artísticas, sociais, culturais, políticas, de sua época.

Então, as noções de treinamentos e suas práticas, assim como a criação e realização dos espetáculos teatrais, sofrem modificações a partir de relações estreitas com os fenômenos sócios-culturais.

Desde Stanislavski, que registrou um método de trabalho do ator a partir de suas próprias experiências como diretor e ator, passando por Grotowski, que definiu seu trabalho pela cultura de grupo, até Eugenio Barba e seu "teatro antropológico", além de muitos outros importantes homens de teatro, se investiga variadas abordagens de treinamento teatral.

Estes diretores, prestaram assim, uma grande contribuição à tradição teatral. Bem como, possibilitaram o surgimento de dúvidas, que são quase sempre, o questionamento das regras naturais criadas por cada processo. Assim, é permitido que as novas gerações de atores façam uso do constante refletir e elaborar de novas investigações nesta área, na tentativa de compreender seu processo próprio, o meio em que está inserido e sua síntese no fazer teatral.

Ver mais no site: http://www.espacoacademico.com.br/032/32coliveira.htm







Post por Tatiana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário