quinta-feira, 31 de maio de 2012

Em busca dos Teatros e sua historicidade

Hoje, dia 31 de maio de 2012, a equipe que compõe o projeto Olhar do Outro, dedicou sua tarde à laboratórios. Fomos até o curso de Museologia da UFPel, com intuito de entrevistar a Professora Francisca *. Ela está disposta a nos auxiliar na pesquisa mais aprofundada sobre o tema Teatro, no aspecto estrutural e também histórico. Infelizmente nosso encontro não foi consagrado, tornamos a esperá-la por uma hora e então resolvemos ir até os Theatros que conhecemos e fotografá-los, estejam eles em pleno funcionamento ou não! No primeiro momento fomos ao Theatro Avenida, que está localizado na rua Av. Bento Martins na cidade de Pelotas/Rs. Enquanto Tatiana Duarte e Ana Laura Paiva atravessaram a rua para fotografar, eu Taiane Fernandes e Lumilan Noda, conversamos com uma Senhora que percebendo nosso movimento tornou-se cúmplice dessa pesquisa. Então perguntei se ela sabia se o teatro era de ordem particular ou pública, enfim ... Ela respondeu que antigamente era particular, mas que agora desconhecia. Na verdade ela recorda, que na década de 50, quando ainda era muito jovem, o quanto era  frequentado o Avenida. Todas as pessoas queriam ir ao Theatro.

Recorda também das grandes musas do Rádio como Ângela Maria que estiveram por aqui e fizeram essa história em Pelotas, que nesse ano comemora seu bicentenário. Ana Maria Gonçalves nos aconselha a procurar dados na Biblioteca buscando Jornais da Época e manifestando a importância que havia no sobre o que se encontrava nos jornais, servindo como documentação legal até mesmo para aposentadoria. Foi prazeroso trocar essa ideia com a moradora da redondeza, dessa maneira ela relembrou sua família e trouxe lembranças daquela época ao nos contar esses causos.





Logo fomos ao Theatro Sete de Abril, que já nos é mais familiar. Passamos muitas vezes por ele, pois está localizado em frente a Praça Col. Pedro Osório, uma das principais da cidade devido sua centralidade. Aliás, revelo que já tive a oportunidade de atuar no palco do Sete de Abril, em meados de 2006 quanto integrava o grupo Teatro Escola de Pelotas. Este, dirigido por Barthira Franco e Fabrício Ghomes. E para terminar, fotografamos o Theatro Guarany.






Aos poucos estará disponível no blog mais historicidade a cerca dos nossos teatros.
Obrigada por acompanhar nosso processo de criação artística. Esse é só o embrião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário