sábado, 29 de dezembro de 2012

Performando como processo de cura

Fui visitar Lumilan Noda que estava doente.
Teclando com ele pelo faceboock  descobri que ele estava mau, com problema na garganta, em plena semana de apresentações.
Fiz um patuá de sal, cravo e canela para um banhos de restauro a energia, e entreguei a ele em uma visita.
Conversamos muito sobre arte, projetos trabalhos e performances, ele me comentou que tinha ficado de bravo com um amigo porque esse amigo disse que ele não falava e me relatou com detalhes tudo o que incomoda mais ele, quando pendem para ele falar sendo que não quer, que esse comentário tinha deixado muito irritado, quando ele terminou o seu desabafo falei para ele.
-Isso podia virar uma performance.
E na hora começamos a viajar em exercícios e experimentos.





"Coisas que eu queria dizer e não disse".

Primeiros momentos dos exercícios;

-30 minutos falando sem parar; quais quer coisa, despertando a criatividade.
-Relembrar as coisas que queria ter dito e não disse.
-Movimentos aleatórios com o corpo.

Observar o resultado que esse experimento irá nos estimular. Com notações em um diário.

Pontos da pesquisa;

-Verbal (o ato da fala)
-Intelectual (relembrar o que eu queria ter dito e não falei)
-Física (memorizar as ações que mais me chamaram a atenção)

Segundo momento exercício;

- Partir para a pratica na rua com o material que encontramos na primeira etapa.




Frases de referencia para a pesquisa;

"Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade."
Joseph Beuys

Marina Abramovic: “Quanto pior sua infância, melhor sua arte”

"Não dá para viver num lugar sossegado, a natureza não precisa da arte, é perfeita sem a gente."
Abramovic, Marina


"É escusado sonhar que se bebe; quando a sede aperta, é preciso acordar para beber".
Sigmund Freud

"O pensamento é o ensaio da ação".
Sigmund Freud

"O sonho representa a realização de um desejo".
Sigmund Freud



Post Por Tatiana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário