terça-feira, 16 de outubro de 2012

RELATÓRIO DA OFICINA “CORPOS PROJETADOS”


A experiência em ministrar a oficina foi gratificante, ficamos muito envolvidos com a elaboração da oficina, que aconteceu desde a limpeza do espaço que seria usado até a interação com vídeos que foram os resultados finais do trabalho. Também pudemos observar como se deram as relações deste grupo de participantes que partilharam ideias e auxiliaram os colegas a organizar todas as ações. Todos se empenharam para que tudo desse certo.

Neste trabalho tivemos poucos participantes, mas isso não foi preocupante, pois quem lá estava, esteve entregue ao jogo e com isso conseguimos fazer as nossas atividades com calma e com ótimos resultados.

Tivemos no primeiro encontro a introdução da nossa pesquisa sobre as relações de vídeo e teatro, mandando um plano de aula para o pessoal por e-mail com as referencias. Além disso, organizamos slides dando suporte teórico, depois passamos para exercícios de corpo e voz, este se deram em uma sala, aonde formamos um circulo com os participantes.

Neste inicio de práticas nós mais os participantes alongamos, indo o corpo livre de encontro com a dança (como forma de aquecimento); fomos conduzindo o pessoal a lembrarem dos sonhos que havíamos pedido que trouxessem para contar na oficina; caminhando pelo espaço, um de cada vez parava e contava seu sonho; acrescentamos um bastão ao jogo: um participante ia ao centro do circulo e falava seu sonho, enquanto os outros iam jogando o bastão. Ficamos um tempo exercitando o pensamento, o corpo e a voz com esse jogo passando para a fase seguinte: uma dupla de forma que um conta o sonho para o outro. Partimos para outra etapa que foi escrever o que vinha mente durante um tempo de 5 minutos. Esses escritos ficariam com eles mesmos, era mais uma maneira de criação artística pessoal que eles teriam para montar em solos ou em seu processo de arte dentro de sua área, pois tínhamos participantes das artes, arquitetura e do cinema.

Concluindo essa etapa, fomos para prática das formas simbólicas que os sonhos nos ofereciam e começamos a elaborar os vídeos para o processo criativo. Este foi bem aberto e todos nós ajudamos uns aos outros nas composições que foram surgindo. Terminávamos nossa atividade quase as 22h30, o envolvimento foi grande.

Com esse material capturado fomos para casa, então começou outra aparte do trabalho que foi a edição do material, contamos, para isso, com o apoio do técnico do projeto que também fez a oficina, Thiago Heinemann Rodeghiero. Ele entregou, no dia da mostra, os vídeos para que pudéssemos interagir com essas linguagens midiáticas. O resultado: um jogo interessante com as projeções inspiradas nesses sonhos, trabalho este que tentamos esboçar em vídeo-performance no momento da mostra.

Ana Laura Paiva, Lumi Noda e Tatiana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário