quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A peça "Vermelho" e algumas relações com o "Olhar do Outro"

Mark Rothko (Antônio Fagundes) - Foto: Ana Laura Paiva
No último sábado (24), eu e mais integrantes do Olhar do Outro assistimos ao espetáculo "Vermelho", que aconteceu no Theatro Guarany. A peça, com atuação de Antônio Fagundes e Bruno Fagundes, é dirigida por Jorge Takla e nos faz emergir no universo subjetivo do pintor expressionista Mark Rothko. Na cena, Rothko, ao mesmo tempo em que expressava o amor por suas próprias pinturas, exprimia as suas frustrações pela não apreciação e desdém dos espectadores para com as suas obras. 

O sentimento de frustração de um artista - por não ter sido correspondido pelo público - está refletido também na peça Olhar do Outro, através do personagem Trepliov. Entrelaçando as dramaturgias: 

Em "Vermelho" o já reconhecido pintor se decepciona com o desdém dos espectadores para com suas obras, se sentindo corrompido pela cultura da arte como produto a ser vendido. Em "A Gaivota",  ao contrário, Trepliov não é um artista reconhecido como Rothko, mas um escritor sem fama alguma, e se sente fracassado quando percebe que seus textos não agradam nem à própria mãe (uma atriz) e nem ao próprio amor (Nina, que está atuando na peça dele).

Outros cruzamentos:

Trepliov (Lumilan Noda) - Foto: Thiago Rodeghiero
"Jovens artistas estão querendo me assassinar", falou o pintor. 
Tal indignação lhe serviu de afirmação quando, em forma simbólica, o artista quis dizer a seu assistente que as formas novas com as quais os jovens vinham se identificando e propondo estavam sendo, na realidade, desprovidas do mesmo peso, subjetividade e intensidade que as suas continham.

"Precisamos de formas novas, formas novas são indispensáveis e, se elas não existirem, então é melhor que nem haja nada".
Trepliov em contraponto, defendendo que a arte não deve ser de poucos, isto é, que não deve ser feita apenas pelos mais consagrados e reconhecidos artistas.

O suicídio é outro ponto em comum aos dois personagens. Porém, diferentemente do personagem Trepliov, criação de Tchekhov para "A Gaivota", a história de Rothko apresentada na peça é inspirada na real vida do pintor. 

Post: Lumilan Noda

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